
Contrariando as expectativas e os grandes investimentos com os desfiles das escolas de samba nas capitais paulista e carioca, a cidade mais mencionada nas redes sociais foi Salvador, com 23,77% das interações encontradas. Quando o assunto é carnaval, 80,6% dos posts são positivos, falando, em especial, sobre o status de participar do melhor carnaval do mundo, na capital baiana. “Verifica-se ainda uma quantidade mínima – 3,4% – de comentários negativos, a respeito, principalmente, dos problemas estruturais da cidade ao receber o grande número de turistas esperado para a festa”, comenta Elizangela.
Após Salvador, as cidades mais citadas foram Rio de Janeiro e São Paulo, em 17,4% e 16,9% das interações, respectivamente. No caso da capital carioca, há mais comentários negativos do que positivos. “No período monitorado, uma quantidade significativa de usuários questionava o investimento que o governo faz no carnaval, em contraposição com a falta de atitude governamental para evitar desastres como os deslizamentos na região serrana do Rio”, observa.
Em contrapartida, quando se referem às viagens de turismo ou intenção de viajar, São Paulo é a cidade mais citadas pelos internautas. Rio de Janeiro fica em segundo, com uma diferença de apenas 4 pontos percentuais, seguida de Salvador com 25% das menções.
Quando o termo monitorado é apenas “carnaval”, percebe-se que mais da metade dos comentários são positivos (50,2%), remetendo aos dias como tempo de festa, diversão e descanso. Ainda há, entretanto, cerca de 15% de interações negativas, principalmente, de usuários que não gostam do carnaval e reclamam sobre os excessos que os foliões cometem nesses dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário