WELCOME

BEM-VINDO
Seja bem-vindo ao Access closed;*
Aqui você pode encontrar tudo que gosta.

Gostou ????

Então dá uma força seguindo ali
<---------------------------

Obrigado por visitar. Vote sempre


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Projetos deixam futuro cada vez mais perto do presente

Mais eficientes e acessíveis, softwares CAD ajudam a viabilizar produtos que salvam vidas e facilitam o cotidiano
DIVULGAÇÃO/SOLIDWORKS
Acessório
Acessório serve como uma espécie de motor para amputados nadarem
SAN ANTONIO (TEXAS) - A criação em todos os segmentos da engenharia e design parece ter achado a rota para o futuro, quando as máquinas transformarão projetos em produtos. Iniciada há mais de 20 anos com os primeiros softwares para desenho de projetos em computador (CAD), essa busca está mais perto do fim, graças à tridimensionalidade (3D), à computação em nuvem, simuladores virtuais e poder de processamento das máquinas modernas. Nem todas essas tecnologias são novas, mas nunca antes foram usadas conjugadas, nem tiveram suas funções ampliadas e aperfeiçoadas como agora. Para a Acadia, sigla em inglês da Associação para o Design e Arquitetura Assistidos por Computador, essas ferramentas estão construindo o futuro da humanidade, inclusive porque os programas estão mais acessíveis aos inventores em geral e não apenas restritos às grandes fábricas.

Com esse pensamento, o ex-oficial da Marinha dos EUA no Iraque, John B. Rogers Jr., criou a Local Motors, primeira microfábrica de automóveis do mundo, cuja proposta é que o próprio consumidor desenhe o carro que deseja ter. O projeto é feito todo via web, a partir de uma base pronta, e é avaliado por engenheiros e designers de todo o mundo, que participam da produção dentro do conceito Creative Commons, ou seja, compartilhar a criação sem custos. As melhores soluções ou mudanças são escolhidas por votação desses técnicos, que interagem pela internet. O primeiro carro desenhado a muitas mãos, o Fighter Rally, foi mostrado pela primeira vez durante o SolidWorks World 2011, encontro anual dos usuários SolidWorks realizado no período de 23 a 27 de janeiro, em San Antonio (Texas, EUA).

A tecnologia tão acessível, para John Jr., amplia a possibilidade de surgirem novos produtos, mais diversificados e a custos menores. “Para todas as áreas existem inventores com grandes ideias que, há poucos anos, teriam que investir alto para ter pelo menos um protótipo”, pontuou.

O dono da Local Motors está falando em tecnologias de simulação, cada vez mais presentes nos softwares CAD. As ferramentas permitem testar virtualmente os produtos, o que economiza materiais no desenvolvimento do modelo e também prevê falhas, evitando acidentes.

A simulação virtual serviu também para criar a apresentação do escritório do futuro, equipado com cadeira móvel, que responde até aos comandos de voz.

Estreia na engenharia civil e arquitetura

Nem sempre o teste ou apresentação de um produto pode virar show. É aí que entra o realismo oferecido pela tridimensionalidade, recurso que a SolidWorks defende como essencial em um software CAD. Afinal, foi uma das primeira marcas a oferecê-lo, até mesmo na frente da principal concorrente Autodesk, dona do AutoCAD. Até este ano, a empresa oferecia o 3D para engenharia mecânica, o que deve mudar a partir de dezembro, quando será lançado o Live Building, um programa CAD 3D on line.

‘Com o produto, a empresa começa a atuar também no segmento da construção civil e arquitetura, até agora dominado pela Autodesk. O vice-presidente de Gestão de Produto da empresa, Fielder Hiss, antecipou, durante o evento, algumas funcionalidades do Live Building. A apresentação serviu para revelar a cara do novo prédio da Dassault, nos Estados Unidos, em Waltham (Massachusetts), para o qual devem migrar todas as empresas do grupo. O software pode importar arquivos de CAD 2D com a extensão .dwg e trabalhar em cima das plantas baixas dos prédios, desenhando os mesmos em 3D. De acordo com Hiss, já existe verba para o treinamento dos canais que queiram começar a revender o Live Building. O executivo não descarta a entrada de  novos parceiros focados exclusivamente na ferramenta.

Próteses e cirurgia com ajuda de robôs

As ferramentas 3D podem ajudar também projetos na área da saúde. Na Mako Surgical, a tecnologia tem dado suporte à elaboração de diagnósticos e, inclusive, permitido aos ortopedistas abastecerem robôs cirúrgicos com dados sobre as lesões dos pacientes. A solução da empresa permite gerar imagens laboratoriais tridimensionais e projetar a prótese cirúrgica, que é implantada com a ajuda do robô. “Menor risco de falha e recuperação mais rápida”, afirmou o diretor da empresa Rony Abovitz.

De acordo com ele, cerca de seis mil pessoas já foram operadas pelos “robôs” desenvolvidos pela empresa. Entre esses pacientes está Samuel Brooks, 63 anos, que hoje faz flexões com as pernas e dá saltinhos para comprovar que a prótese lhe permitiu retomar muitas atividades que tinha aposentado. Contudo, se tanta tecnologia exige computadores possantes e tem custo elevado, é difícil fazer com que sirva para mudanças rápidas e profundas. É quando entra a computação em nuvem, ou seja, processamento remoto com o programa instalado num servidor a distância. Seguindo o modelo das companhias de outros setores, as desenvolvedoras de CAD também apostam no software como serviço, ou seja, usado como aluguel, sem ter que ser baixado para a máquina do usuário.

Além de baratear a ferramenta, o conceito cloud computing permite o acesso das ferramentas CAD em diversos dispositivos, de computadores mais simples a telefones celulares. A facilidade de acesso a qualquer hora e de qualquer lugar, garantiu o CIO da SolidWorks, Bertrand Sicot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters